O apetite por Fusões e Aquisições se mantêm, mas os compradores estão mais cuidadosos

O rápido aquecimento da economia em 2020 e 2021 fez ressurgir a figura da inflação, há muito esquecida, principalmente nas economias desenvolvidas. E como consequência, podemos observar os movimentos por parte dos bancos centrais do mundo todo em busca por alternativas para conter essa escalada, sendo uma delas a elevação de juros, no Brasil, iniciada em março de 2021.

Nesse ambiente o leitor pode questionar: “Mas o que a alta de juros e a inflação tem a ver com fusões e aquisições (M&A)?”

Bom, a resposta pode ser um tanto complexa, mas tentando simplificar, essas mudanças econômicas fazem com que os agentes de mercado se tornem mais criteriosos com os investimentos. Se antes era possível observar investimentos volumosos, como no caso de startups, que muitas vezes, numa rápida olhada, pareciam até mesmo exagerados, hoje em dia as análises estão mais ponderadas e exigentes, mas não desapareceram.

Em complemento, a elevação dos juros tende a reduzir a oferta de capital de risco, pressionando os valuations e impactando o mercado de  M&A.

Oportunidades de M&A para empresas preparadas

São nos momentos de maior volatilidade econômica que surgem as melhores oportunidades e os agentes capitalizados sabem disso. Nesse sentido, o empresário que busca adentrar ao mercado de Fusões e Aquisições precisa ter ciência de que estar preparado é importante, afinal, como comentado, as exigências agora são maiores.

As oportunidades em M&A podem surgir por inúmeros motivos, um deles é a dificuldades de caixa, ondem as empresas precisam recorrer a fusões estratégicas para se manter no mercado. Também existem aqueles empresários sem sucessão, já com um bom tempo de mercado, mas numa estrutura empresarial ainda muito familiar e que em momentos mais voláteis comoos vividos atualmente decidem resolver a aposentadoria. Todavia, nestes casos, cabe uma reflexão de maneira a observar se a empresa possui os requisitos exigidos em um processo de M&A.

Seja qual for o motivo uma coisa é certa; como empresário, tenha certeza de estar preparado para o mercado de M&A.

Demanda por Fusões e Aquisições aquecida

No atual momento macroeconomico o Brasil se destaca no mercado de M&A, afinal, apesar de sermos uma economia emergente, temos o privilégio de não sermos diretamente impactados pelos acontecimentos do Leste Europeu, proporcionando um olhar diferenciado sobre nosso mercado e as oportunidades aqui presentes.

Os mercados tecnologia, educação, saúde, telecom, agroindústria e logística tem sido destaque no mercado de Fusões e Aquisições, muitos passando por consolidação, criando grandes conglomerados empresariais.

Outros segmentos também são avaliados, mas nestes casos, como são menos populares, cabe um trabalho mais minucioso de mapeamento e abordagem dos alvos estratégicos, de maneira a buscar o melhor negócio. Para isso, contar com uma equipe qualificada e experiênte pode fazer a diferença.

Apesar do mercado de M&A estar aquecido, não é possível precisar ao certo até quando as demandas permanecerão nestes níveis. Portanto, se você é empresário e planeja ingressar neste mercado, uma dica importante é acelerar, mas sem perder o foco, isso porque, enquanto estiver preparando as bases sua empresa, também precisa continuar crescendo, afinal, somente com crescimento o Valuation e a transação farão sentido.

Escanear o código