Existem vários métodos para se calcular o valor de uma empresa e cada método tem as suas particularidades e limitações, que podem resultar inclusive, em valores totalmente diferentes entre eles. A escolha do melhor método é uma atribuição importante no especialista em Fusões & Aquisições. Somente um especialista em Fusões & Aquisições poderá através da sua experiência indicar o melhor método, de acordo com as características da sua empresa: ramos de atividade, porte, estrutura dos ativos, entre outras.
Existem vários métodos para se calcular o valor de uma empresa.
Patrimonial contábil – baseado na quantificação dos ativos dos registros contábeis da empresa.
Método do Fluxo de Caixa Descontado – baseado na análise da base histórica e projeções dos fluxos de caixas futuro (projetados) da empresa, trazidos à valor presente mediante a aplicação de uma taxa de desconto adequada, normalmente calculada por especialistas em fusões e aquisições.
Método dos Múltiplos Comparáveis de Mercado – baseando na comparação de transações com empresas semelhantes no mercado. Normalmente adota-se múltiplos de Ebitda ou de Lucro Liquido.
Método do Valor de Mercado – usado exclusivamente para avaliar empresas de capital aberto, consiste na multiplicação do valor da açõa pela quantidade de acões da empresa.
Método de Liquidação – baseado no conceito de liquidação forçada onde um ativo ao ser vendido numa situação forçada sofre um desagil no mercado.
Royalty Relief Method (RRM) – mede o valor da marca como o valor presente dos pagamentos de royalties futuros, assumindo que a marca é licenciada da empresa. Este método pode ser aplicado por exemplo para avaliação de rede de franquias.
Segundo Aswath Damodaran que é conhecido como o “pai da avaliação de empresas”, ele diz que o “Valuation não é apenas métodos e números. Um bom Valuation tem sempre uma história embutida nele. O equilíbrio entre história e números muda à medida que a empresa passa de jovem para madura. Todo número em uma avaliação tem uma história por trás dele e toda história sobre uma empresa precisa ter um número anexado a ela.”
Por isso o Valuation precisa ser feito por especialista em Fusões & Aquisições, pois somente ele tem essa capacidade de equacionar os números com a história por traz daqueles números e a capacidade da empresa de se manter e prosperar nos próximos anos.
Nesses tantos anos de experiência fomos abordados inúmeras vezes por vendedores com “Avaliações” em mãos que não faziam nenhum sentido. Uma avaliação para ter validade num evento de negociação, precisa fazer sentido. E a aplicação pura e simples de fórmulas e números frios, não é o que compõe uma boa avaliação.
Por isso, antes de contratar um trabalho de avaliação, certifique-se de que o profissional contratado tem realmente experiência no mercado de Fusões & Aquisições. Somente quem atua no segmento de Fusões e Aquisições tem essa sensibilidade mercadológica, tão importante para gerar a credibilidade e a aderência necessária para o sucesso no processo negocial.