5 dicas para melhorar a gestão financeira de sua empresa

O objetivo de todas as empresas privadas é crescer e gerar lucro para seus sócios ou acionistas. Porém, para que isso possa acontecer a gestão financeira precisa ser eficiente.

Possuir uma gestão financeira eficaz pode ser uma tarefa árdua, principalmente para pequenas e médias empresas, que normalmente não dispõem recursos para contratação de sistemas automatizados ou gestores e equipes financeiras.

Em um mercado cada vez mais competitivo, empresas que possuem as finanças organizadas planejam melhor seus investimentos, crescendo mais rápido de forma sustentável. Manter as finanças sempre organizadas, de maneira que seja possível realizar um diagnóstico por setor ou centros de custos, analisando quais alternativas podem ser adotadas para reduzir gastos, sem comprometer a qualidade dos produtos ou serviços vendidos pela empresa é fundamental.

Embora o formato de gestão seja diferente para cada empesa, alguns erros de gestão podem ser muito comuns. Para evitar isso, destacamos abaixo 5 dicas para melhorar sua gestão financeira.

1. Controle as finanças de perto

O primeiro passo para iniciar o controle financeiro é acompanhar as movimentações financeiras da empresa, controlando tudo o que entra e sai do caixa. Estes valores precisam estar devidamente registrados contabilmente, pois somente assim será possível gerar relatórios que servirão de base para as tomadas de decisões.

É sabido que os dias de trabalho de um pequeno ou médio empresário normalmente é cheio de atividades, já que são eles que estão à frente de todas as áreas da empesa. Infelizmente devido a essa carga, em alguns casos o controle financeiro acaba sendo deixado de lado e este é um erro que muitas vezes, pode comprometer o futuro da empresa.

“Dica importante: nunca misture as contas pessoais dos sócios com as contas da empresa.”

2. Elimine os gastos desnecessários

Investir os recursos financeiros de maneira adequada possibilita a empresa crescer e consequentemente expandir seus resultados.

Analise profundamente cada despesa de sua empresa e busque entender quais são importantes para seu funcionamento e quais podem ser reduzidas ou eliminadas.

3. Estruture o Planejamento Estratégico

Como já comentado anteriormente, a rotina e as demandas do dia-dia acabam muitas vezes limitando o planejamento da empresa e consequentemente seu crescimento.

O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado aos seus objetivos. Portanto, saber de forma clara quais são as metas e os objetivos a serem alcançados são fundamentais para atingir o sucesso. Para isso, o empresário deve estruturar o planejamento estratégico de sua empresa.

A partir deste planejamento será possível projetar a necessidade de recursos financeiros para cada ação no curto, médio e longo prazos e como estes recursos irão contribuir para a melhoria dos resultados da organização.

4. Recorra a tecnologia para controlar as finanças

Uma das principais formas para controlar as finanças da empresa é contar com um sistema de Gestão Empresarial ERP, isso porque, além de auxiliar na gestão financeira, poderá ser integrado com os diversos setores da empresa, agilizando os processos e facilitando os lançamentos e as análises.

Uma boa parte dos sistemas ERP possuem módulos de análise, que contemplam relatórios gerenciais, contábeis e gráficos interativos e em tempo real, informações muitas vezes indispensáveis para as tomadas de decisões.

5. Invista nas pessoas

Para a empresa alcance a excelência financeira conhecimento é fundamental. As organizações que investem em pessoas, visando seu desenvolvimento intelectual, tem maiores chances de alcançar o sucesso.

Ser empresário exige conhecimento de administração, gestão e finanças e atualmente com o mundo cada vez mais conectado, não existe motivo para “inventar desculpas” de que não sabe isso ou aquilo. Buscar cursos e treinamentos nestas e em outras áreas, tendo em vista estar sempre atualizado fará com que você e sua empresa alcancem o sucesso.

Empresas bem estruturadas e organizadas se destacam no mercado, apresentando na maioria das vezes um Valuation maior.

Escanear o código