O processo de avaliação de empresa compreende o estudo de uma série de variáveis importantes que proporcionam ao empreendedor uma visão bastante diferente do dia-dia sobre as verdadeiras variáveis de valores do seu negócio.
A seguir, apresentamos três métodos bastante utilizados para calcular ou avaliar uma empresa.
Fluxo de Caixa Descontado – FCD
A metodologia do fluxo de caixa descontado é uma das mais utilizadas para avaliar pequenos, médios e grandes negócios, além disso, é amplamente aceita pelo mercado, uma vez que o fluxo de caixa descontado analisa a capacidade da empresa de gerar riqueza no futuro, levando em consideração um horizonte de tempo de geração de caixa livre para os sócios da empresa.
O principal fator para determinar o valor de uma empresa pelo fluxo de caixa descontado é a geração de caixa futuro, ou seja, a capacidade que a empresa possui de elevar seu Ebtida (lucro antes dos impostos, juros, depreciação e amortização).
Para calcular o valor da empresa pelo fluxo de caixa descontado o primeiro passo é analisar o histórico de faturamento da empresa, posteriormente se realiza a projeção das receitas e dos custos da empresa para um período determinado — considerando neste cálculo os valores quantitativos como por exemplo a necessidade de investimentos em maquinários e os fatores qualitativos, como por exemplo a carteira diversificada de clientes.
Realizadas as análises financeiras da empresa, é aplicado então a taxa de desconto – que varia de acordo com o setor, segmento de atuação e momento de mercado – utilizada para trazer ao presente valores que só seriam obtidos no futuro, proporcionando uma visão mais clara dos fluxos de caixa livres aos sócios da empresa.
Essa metodologia é preferida pelos analistas e compradores por considerar em suas análises uma diversidade de detalhes que as demais não costumam considerar, possibilitando inclusive uma gestão mais assertiva da empresa por parte dos proprietários e administradores.
Avaliação por múltiplos
A avaliação de uma empresa pela metodologia dos múltiplos é composta por meio de comparações de negócios semelhantes, ou seja, empresas que comercializam produtos parecidos e atendam os mesmos tipos de clientes. Esse tipo de avaliação é bastante utilizado no mercado de Bolsa de Valores, uma vez que as negociações e os valores podem ser obtidos com maior facilidade.
No entanto, para a grande maioria das empresas a utilização desta metodologia não é tão simples, isso porque, é difícil rastrear as negociações realizadas fora da bolsa de valores, uma vez que a falta de regulação do mercado nacional para negócios realizados fora do ambiente de ‘bolsa’ dificilmente são abertas ao público, impossibilitando assim as comparações para a grande maioria dos setores e das empresas.
Valor patrimonial
O valor patrimonial contábil de uma empresa, conhecido como valor de livro, é a soma de todos os ativos da empresa — como imóveis, máquinas, equipamentos, dinheiro e produtos em estoque —, descontado deste valor as dívidas e obrigações financeiras.
O cálculo do valor patrimonial da empresa é realizado de forma simples, uma vez que os números são facilmente encontrados no balanço patrimonial de qualquer empresa. Porém, antes de realizar este cálculo é importante que os sócios observem se todos os números estão devidamente registrados e se não existem erros ou equívocos nos balanços que possam influenciar na avaliação do valor da empresa.
Quer saber mais sobre avaliação de empresas ou entender como funciona o processo de busca de um sócio?