Due Diligence para Pequenas e Médias Empresas

No Brasil a Due Diligence (DD) ainda é uma matéria que vem sendo aprimorada, principalmente quando executada nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Durante o desenvolvimento das fases do processo de Fusões e Aquisições (M&A) a execução da Due Diligence é uma das etapas mais complexas e importantes, pois é neste momento que os compradores, juntamente com suas assessorias, farão as análises e conferências das informações e fatos apresentados, bem como os riscos e potencialidades da empresa.

Somente com a execução da DD torna-se possível analisar a empresa como um todo, entendendo os fatores que a compõe e criando uma noção real sobre seus riscos, valor de mercado e seu posicionamento no setor em que está inserida.

Existe diferença entre Due Diligence e Auditoria?

Algumas pessoas associam uma como sinônimo da outra, mas na realidade elas possuem objetivos distintos e dependendo da área que será analisada na DD as técnicas podem ser diferentes.

Por exemplo, na Auditoria, o objetivo é compreender se a contabilidade foi estruturada corretamente, de acordo com a legislação e demais normas.

Já na Due Diligence, como o trabalho compreende a análise de diversas áreas da Empresa, se busca entender sua realidade econômica, posicionamento de mercado, potenciais riscos nas diversas frentes operacionais, seu valor real, entre outros.

Áreas analisadas na Due Diligence

Embora o objetivo seja analisar a empresa como um todo, existem áreas de destaque e que demandam de maior atenção e foco, sendo elas:

DD Financeira

A análise financeira tem como objetivo entender o fluxo de capital da empresa e seu propósito final é compreender a saúde financeira atual e as projeções para o futuro. Nessa frente de estudo, são analisados todos os documentos que integram as finanças da empresa como demonstrativos financeiros contábeis e gerenciais, relatórios bancários, entre outros.

DD Jurídica

Nessa área são abordados todos os contratos da empresa, como por exemplo: o contrato social, contrato com fornecedores, relações de trabalho (CLT e PJ), contratos de empréstimos em instituições financeiras e terceiros, bem como os demais aspectos jurídicos que possam interferir, ou trazer riscos para o negócio ou em seu valor de mercado.

Também são analisados os aspectos de compliance na cultura, verificando as estruturas internas e externas relacionadas a esse tema.

DD Trabalhista

O objetivo é compreender o quadro funcional, detalhar e verificar as questões contratuais e legais dos trabalhadores, sejam eles CLT ou PJ, bem como outros aspectos que possam compor a remuneração dos funcionários como por exemplo a distribuição de lucros e resultados, benefícios, horas extras etc. Tudo isso tem como proposito entender os possíveis riscos envolvendo o quadro funcional.

DD Contábil e Fiscal

O desenvolvimento da DD na área Contábil e Fiscal é onde muitas vezes acontece a confusão com os processos de auditoria, porém como comentado são coisas diferentes.

Na DD Contábil e Fiscal são analisados os documentos financeiros da empresa com objetivo de entender se atendem as legislações em vigor. Para isso serão analisados os livros fiscais, recolhimento de impostos, lançamento dos custos e despesas e possíveis contingências.

A importância da Due Diligence no M&A

Considerada uma das fases mais importantes do processo negocial a Due Diligence deve ser executada por profissionais capacitados e com experiência de mercado, isso significa ter uma visão mais completa dos processos, possibilitando a identificação de pontos fortes e fracos nas variadas áreas da empresa.

Portanto, uma análise precária ou malfeita pode levar a conclusões equivocadas, elevando os riscos e comprometendo a transação, causando prejuízos a todos os envolvidos.

Por: Felipe Gollo Carminatti

Fonte: Projuris

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