Com a economia estimada em cerca de R$ 900 bi, com mais votos do que o projetado pelo próprio governo no primeiro turno, a reforma da Previdência deve avançar com êxito no Senado. A aprovação do saque do FGTS e outras pautas ainda em estágios iniciais também favorecem bastante a melhora nas projeções, e com isso, o mercado já começa a se movimentar no sentido de adequar a sua estrutura para atender um possível aumento da demanda.

Para muitos empresários, é hora de rever a sua estratégia, tirar da gaveta aqueles projetos que por algum tempo permaneceram hibernados e colocá-los em prática. Dependendo do objetivo, seja para ampliação, abertura de novos mercados, ou até a saída do próprio negócio, tudo deve ser planejado com muito critério.

É neste sentido que o Valuation entra como uma ferramenta eficaz para tomada de decisão. E pode ser usado para diversas finalidades, que vão desde projetos de investimentos, garantia, reestruturação societária, até a captação de investidores.

Entender a dinâmica por traz do trabalho de Valuation é entender as variáveis de criação de valor do próprio negócio. Quando bem coordenado, permite o empresário, em paralelo com o seu planejamento estratégico, antecipar os prováveis resultados de ações futuras. E alinhar todo o time, para mirar no mesmo objetivo no alvo.

Além disso, outro grande benefício, é trazer para o empresário o real senso de valor do seu próprio negócio. É muito comum o empresário achar que a empresa dele valha mais do que ela realmente tem de valor ou vice-versa. E isso pode ofuscar a aproveitamento de uma boa oportunidade, quando ela aparecer.

Nestes tantos anos de trabalho, me deparei com inúmeros casos onde o empresário deixou de fazer uma boa venda, e em alguns casos também, uma boa aquisição, por desconhecerem totalmente os critérios que definem o Valuation.

O mercado está mudando e o movimento de retomada será muito mais dinâmico do que tudo o que já foi provado por aqui. Enquanto o Brasil estava estagnado, outras economias estavam crescendo, oferecendo para suas empresas, ambiente favorável para o desenvolvimento de tecnologias e métodos que facilitam o controle à distância. Em muitos setores, já não existem mais barreiras geográficas, é como se tudo estivesse interligado, e a consolidação operacional é a palavra de ordem, onde as empresas que não estiverem preparadas serão empurradas às margens do mercado.

Diante deste novo cenário, é importante manter-se atualizado.

Entenda o que é o Valuation e a importância desta ferramenta para o direcionamento dos seus negócios (aqui).

Por: Neuclair Sguotti é especialista em Avaliação de Empresas, como sócio da Rumo Negócios participa ativamente  de processos de fusões e aquisições de empresas no Brasil e exterior.