Transferir a propriedade de uma empresa para a próxima geração é um evento esperado no ciclo de vida de uma empresa de sucesso. A transmissão de empresa, incluindo a sucessão familiar, é um processo complexo que requer planejamento e preparação adequados por parte do proprietário, mas também precisa de um ambiente favorável à transmissão. Para acompanhar o proprietário em todo o processo de transferência, é fundamental compreender a importância dos aspectos econômicos e humanos das transferências. E este é um papel muito importante desempenhado pelo advisor de M&A que poderá conduzi-lo e assessorá-lo em todas as etapas. As barreiras encontradas para a transferência de empresas existem em todos os níveis, local, regional, nacional e também no exterior e é mais marcante ainda no ambiente das PMEs.
Por que transferência de empresas?
Garantir a continuidade quando muitos proprietários se desvinculam da atividade por falta de sucessor, morte, doença ou outros incidentes é uma condição muito importante para a sustentabilidade das PMEs e para a economia de um modo geral. No Brasil as PMEs têm papel fundamental na economia, somam 13,5 milhões empresas, são responsáveis por 54% do total de empregos formais e por 30% do PIB do país. Os empreendedores, sócios, familiares, têm muitas opções diferentes para garantir a continuidade de suas empresas, seja transferindo-as para dentro das próprias famílias ou para terceiros. A transmissão de empresas deve ser considerada, do ponto de vista de “empreendedorismo”, até mesmo pelo próprio governo. Em outras palavras, o governo têm a oportunidade de incentivar o “empreendedorismo através da aquisição”, assim como incentivam a criação de start-ups, por exemplo. Adquirir uma empresa existente oferece grandes perspectivas de inovação e crescimento, e representa uma alternativa lucrativa e menos arriscada ao crescimento orgânico, ou seja, criar um negócio do zero. Assumir um negócio existente é uma maneira fantástica de se tornar um empreendedor, seja como sucessor assumindo a empresa familiar ou como empreendedor individual assumindo uma empresa já existente. As competências necessárias, o caminho a seguir e o investimento financeiro não são os mesmos de começar um negócio do zero, mas a aquisição de uma empresa existente segue o mesmo percurso já aprovado pelo mercado.
A transmissão de empresas também pode ser usada para estimular o crescimento das empresas e a consolidação de operações é uma tendência no mercado. Por suas características continentais, o Brasil ainda possui um mercado bastante fragmentado, mas nos últimos anos já é possível observar esse movimento ocorrendo em vários setores. Entender a dinâmica que envolve os processos de fusões e aquisições de empresas (M&A) é papel do advisor de M&A e pode fazer toda diferença para desbloquear o potencial inexplorado de crescimento através de aquisições estratégicas de outras empresas, seja no Brasil ou além das fronteiras nacionais.
Aspectos importantes para transferência de empresas:
- Sucessão familiar: ocorre quando da transferência de bens móveis e imóveis, negócios e investimentos para as gerações seguintes. No Brasil, as empresas familiares representam aproximadamente 90% do total de empresas no país, apenas 30% continuam com os herdeiros da primeira geração e apenas 5% conseguem alcançar a segunda geração.
- Transferência de empresas: embora ainda bastante fragmentado, o marcado brasileiro vem experimentado um movimento acelerado de consolidação de operações (fusões e aquisições de empresas) em diversos setores como, saúde, educação, tecnologia, serviços financeiros, varejo, entre outros. Este movimento é uma tendência mundial por ganhos de competitividade e, por aqui, deverá se intensificar ainda mais nos próximos anos.
- O crescimento do Venture Capital no Brasil: VC é uma modalidade de investimento alternativo utilizado para apoiar negócios por meio da compra de participação societária, geralmente minoritária, com objetivo de ter as quotas ou ações valorizadas ao longo do tempo para posterior saída da operação. No Brasil, de 2015 a 2020 o total de capital comprometido dos fundos de VCs aumentou de 5,4 para 45,2 bilhões de reais e o capital disponível para novos investimentos de 1,7 para 8,4 bilhões, um crescimento de mais de 500%. Isso vale como um recado para as PMEs brasileiras, que precisam estar preparadas, seja para receber um investimento venture e crescer, replanejar o seu crescimento por vias próprias de aquisições estratégicas independentes ou enfrentar o ambiente cada vez mais competitivo com competidores cada vez mais musculosos.
- Outros aspectos importantes relacionados à fusões e aquisições de empresas:
-
- Continuidade dos negócios – transferência de empresas;
- Sustentabilidade da economia – Brasil PMEs responsáveis por 54% dos empregos formais e 30% do PIB;
- Ganho de competitividade;
- Racionalização de recursos – estrutural, pessoal, financeiro
- Ganho poder de barganha;
- Ganho de escala – tecnologia, Market share, logística, outros.
Para saber mais sobre sucessão familiar ou e os aspectos que englobam as fusões e aquisições de empresas, consulte um dos nossos profissionais.
Por: Neuclair Sguotti