Se você é empresário ou tem o objetivo de se tornar um empreendedor de sucesso e almeja iniciar um grande negócio, estruturar e implantar o planejamento estratégico pode garantir a continuidade e o sucesso de sua empresa em um mercado cada vez mais acirrado.

A estruturação do planejamento estratégico é uma excelente oportunidade para o empresário construir, corrigir ou desenvolver a realidade da empresa. É o momento para realizar uma leitura crítica, coerente e completa da operação, cujo objetivo é gerar segurança, confiança e clareza aos envolvidos, bem como o posicionamento que a empresa busca assumir no mercado.

O empresário deve adotar o planejamento estratégico em sua empresa com objetivo de maximizar seus pontos fortes, minimizar seus pontos fracos e proporcionar eficiência em sua operação, agregando valor a seus clientes, fornecedores, sócios e colaboradores.

Etapas para estruturar o Planejamento Estratégico

  • Definir o objetivo da empresa afim de evitar que ela seja percebida de maneira equivocada;
  • Definir a visão da empresa, com a finalidade de traçar os objetivos da empresa no futuro para que os produtos ou serviços possam atender com a máxima satisfação os clientes;
  • Definir a missão da empresa, sua razão de ser;
  • Definir os valores e princípios que irão nortear as ações da empresa frente ao mercado, clientes, fornecedores, colaboradores e sócios;

“Com base nas definições acima os gestores da empresa, juntamente com sua equipe poderão realizar uma análise dos ambientes da empresa, sejam eles internos ou externos.”

O primeiro passo na estruturação do planejamento estratégico é a análise dos fatores internos do ambiente organizacional, onde os gestores juntamente com sua equipe devem avaliar os pontos fortes e pontos fracos da empresa, observando de forma criteriosa os aspectos relacionados a estrutura organizacional como as práticas funcionais da empresa, o fluxo das informações, a gestão financeira, gestão administrativa, recursos humanos e controle da gestão.

O segundo passo é a análise dos fatores externos, para isso, é preciso observar o mercado de maneira macro, considerando nesta análise os aspectos econômicos, sociais, políticos, legais, ecológicos, tecnológicos e concorrentes. Além disso, a análise precisa considerar os aspectos que influenciam o comportamento do mercado em que atua, de seus clientes, concorrentes e fornecedores. Nesta análise são avaliadas as ameaças e oportunidades.

Após realizadas as análises do ambiente interno e externo será possível estruturar as estratégias de longo prazo que contemplas as ações a serem implantadas num horizonte superior a 24 meses.

Além disso, a empresa deve apresentar de forma clara os planos de curto prazo, ou seja, ações a serem executadas nos primeiros 24 meses a estruturação e implantação do planejamento estratégico.

Concluída a estrutura do planejamento estratégico, cabe aos gestores e sua equipe a implantação das ações e seu monitoramento, afim de certificar-se que a empresa esteja seguindo rigorosamente seu propósito.