O objetivo de qualquer empresa é gerar resultados para manter suas operações e remunerar os sócios e/ou investidores. Todos sabemos que isso é perfeitamente possível, já que inúmeras empresas estão operando e atraindo clientes para seus produtos e serviços.
Bom, isso já sabemos!
Porém o difícil é ter uma boa ideia de negócio que seja sustentável e quando temos a ideia pode ser complicado colocar no papel através de um bom plano de negócios que atraia investimentos. Por outro lado existem os empreendedores que já possuem uma empresa e que nesse momento de estagnação econômica pode estar enfrentando dificuldades em manter a empresa funcionando.
Portanto ter um bom planejamento seja no inicio de sua empresa ou após ela já estar no mercado é crucial para alcançar os resultados esperados.
Planejamento é algo corriqueiro em nossa vida, embora não observamos no nosso dia-dia, do simples ato de fazer compra no supermercado ao de preparar um jantar para os amigos, elaboramos um planejamento. Na administração de empresa não é diferente, você precisa de um plano estratégico para administrar bem o seu negócio. O Planejamento Estratégico considera tudo o que a empresa poderia fazer e direciona os esforços para aquilo que realmente é importante, onde investir os recursos, o tempo, capital humano e, sobretudo, o dinheiro.
Abaixo listamos os 5 passos essenciais para abordar de forma eficiente o Planejamento Estratégico para sua empresa.
1. Determinar onde você está
Parece fácil, contudo nem sempre é.
Algumas pessoas observam a si mesmos como elas querem ser vistas e não como os outros realmente a veem, e para as empresas isso não é diferente.
Para se ter um retrato exato de seu negócio, é fundamental a realização de consultorias e pesquisas externas e internas com o objetivo de compreender claramente o mercado, o ambiente competitivo e as competências da sua empresa, ou seja, aquelas ainda não percebidas.
2. Identificar o que realmente é importante
Concentre-se em onde você quer levar a sua empresa ao longo do tempo. Este trabalho será responsável por direcionar seu negócio no longo prazo e definir claramente a missão (mercados, clientes, produtos, etc.) e visão (conceituação do que o futuro da sua organização deveria ou poderia ser). A partir dessa análise, é possível determinar as questões prioritárias, importantes para o bem-estar geral da empresa que requerem a atenção total e imediata de toda a equipe de gestão.
3. Defina o que você quer alcançar
A definição dos objetivos irá indicar claramente o que sua organização deve alcançar e a partir disso, você pode se concentrar nos problemas prioritários.
4. Determinar quem será o responsável
Isso é, como você vai chegar ao seu objetivo? As estratégias, planos de ação e orçamentos são todas as etapas do processo que efetivamente determinam a alocação do tempo, do capital humano, e do dinheiro para resolver as questões prioritárias e atingir os objetivos definidos nas etapas anteriores.
5. Revisar e planejar, isso é para sempre!
Para assegurar a execução do plano conforme planejado, você deve manter programadas revisões regulares do processo e aperfeiçoar conforme necessário. Sugerimos, pelo menos uma vez por trimestre revisar o plano, além disso, é importante que estas revisões sejam formalizadas afim de poder observar com maior facilidade os pontos de ajuste.
Em outras palavras, um plano estratégico é uma coisa maravilhosa, ele pode ajudá-lo a levar a sua empresa ou pequeno negócio a atingir seus objetivos e muitas vezes também é responsável por levar a empresa a lugares que você nunca imaginou que seria possível.