A importância de realizar o plano de negócios para franquias novas

Ao optar pela abertura de uma nova unidade de franquia os empreendedores buscam, além de bons produtos e serviços, o adquirir know how e o conhecimento de quem já fez o negócio dar certo, nesse caso a franqueadora.

A franqueadora por sua vez, antes de iniciar seu processo de expansão desenvolve o plano de negócios para a rede, mas isso não significa que este plano terá o mesmo efeito se aplicado as novas unidades localizadas em diferentes Cidades e Estados, ainda mais em um país de grandes dimensões e regionalismos como o Brasil.

Ainda que o empreendedor esteja sujeito a regras da franqueadora é necessário que ele esteja preparado para a abertura de sua nova unidade. Tão importante quanto a escolha da marca/rede que ingressará, ou ainda do ponto comercial que irá dispor para suas atividades é estruturar um bom planejamento para mitigar os riscos do negócio.

Notamos por experiência que os franqueados bem-sucedidos são aqueles que conhecem como ninguém seu negócio, sua equipe e especialmente planejam ações locais para alavancar seu fluxo e vendas, sempre de forma coerente com as diretrizes da franqueadora.

Nesse sentido, contar com o plano de negócios elaborado pela franqueadora será útil e irá ajudar o novo franqueado a planejar a utilização dos recursos e acompanhar o desempenho da sua unidade. A partir das premissas adotadas no plano de negócios o franqueado poderá medir a eficácia de suas atividades, dos resultados obtidos dentro dos prazos propostos, além de corrigir o que for necessário para seguir avançando.

Plano de Negócios para a Franquia

O plano de negócios da franquia, deve ser traçado de acordo com a realidade de onde o negócio será instalado e contemplar estratégias locais de atração e fidelização de clientes, vale conhecer também os franqueados de sucesso da rede, afinal de contas eles conhecem a operação como ninguém e tiveram a mesma experiência  quando iniciaram seus negócios.

Tenha em mente, o conhecimento do público alvo (quem compra e como compra), das características do ponto comercial (localização, valor de aluguel), o fluxo de pessoas (nos melhores e piores horários), os pontos fortes e fracos da sua unidade, seus concorrentes e mercado (novidades e oscilações acontecem sempre!), sua equipe e a gestão que você faz dela (esse item é crucial, vale olhar de lupa), seus produtos, serviços  e diferenciais que só você pode oferecer ou ainda melhorar, a estrutura da operação (fornecedores e parceiros), marketing e vendas (leia e assista continuamente publicações de negócios, sempre tem algo a acrescentar), finanças (está se realizando conforme planejado?) por fim, mas não menos importante: onde você quer chegar e o que fará para estar lá daqui um tempo.

Qual é o seu plano?

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