Ao iniciar um novo negócio, muitos empreendedores sonham um dia em se tornar referência, dominar o mercado, exportar para outros países, etc. No entanto, com o passar do tempo ele percebe que para chegar lá é necessário enfrentar muitos desafios e até mesmo redescobrir o próprio negócio.

Conquistar esse sonho leva tempo, dinheiro e uma capacidade enorme de lidar com imprevistos.

Pode parecer estranho, mas depois de tanto trabalho a decisão mais racional é vender o negócio e recomeçar uma nova fase da vida.

Talvez você esteja se perguntando:

  • Como é possível fazer isso de uma forma estruturada?
  • É possível agregar mais valor ao negócio antes da saída?
  • Como é o processo de apresentação da empresa para o mercado?

Estas perguntas podem parecer simples, pois é fato que a maioria dos empresários são bons vendedores, mas na prática não é o que acontece e a realidade é completamente diferente.

Avaliar e vender uma empresa requer técnica e aplicação de conceitos que se não observados podem levar a um péssimo negócio.  E “ninguém gosta de fazer um mau negócio certo?”

Por esse motivo, separamos abaixo algumas dicas importantes sobre como iniciar um processo de venda da empresa.

1. Planejar a venda da empresa com antecedência

O valor de uma empresa é formado pela composição entre o valor dos ativos tangíveis e intangíveis. Dependendo da natureza do negócio, o valor da segunda parcela pode representar até mais do que o da primeira.

Ter uma boa gestão das informações contábeis, gerenciais, controles de clientes, vendas, fornecedores, entre outros, contribui para agregar valor no negócio no processo de negociação. Sob esse ponto de vista, dedicar um tempo na consolidação dos dados e estruturação das informações contribui para agregar valor no negócio, tanto para o vendedor quanto para o comprador.

2. Procure manter o sigilo e confidencialidade durante o processo de venda da empresa

Muitos empresários, na ânsia de conseguirem vender suas empresas comentem o grave erro de saírem divulgando abertamente a intenção de venda. Isso pode até gerar algum resultado inicial, mas o risco é muito grande, e a experiência mostra que muitas vezes pode ser traumática para a empresa. Isso porque, os funcionários, clientes e fornecedores podem entender a mensagem de uma forma distorcida.

Geralmente o que o mercado entende nestas atitudes é que a empresa está passando por dificuldades e o empresário está fragilizado e vai aceitar qualquer proposta. Nem sempre este é o caso.

Para evitar esses problemas é importante que a negociação seja conduzida com sob condições de sigilo e confidencialidade, com o emprego de metodologia específica.

Dessa forma, contar com a assessoria de profissionais capacitados e que trabalhem com a metodologia adequada, fará com que a negociação seja mais segura e evitará problemas que possam atrapalhar o andamento da empresa até a efetivação da venda.

3. Conte com assessoria especializada em Fusões & Aquisições

É indiscutível que a maioria dos empresários possuem uma capacidade incrível para comprar e vender seus produtos ou serviços. Por outro lado, dificilmente ele conhece a complexidade de todas as etapas que envolvem um processo de compra ou venda de empresas. Neste momento, negociar por conta própria pode representar um grande risco e, muitas vezes, a perda de muito dinheiro.

Contar com uma assessoria especializada para este tipo de transação, além de reduzir riscos, pode ser uma boa forma de otimização de recursos, pois toda experiência é traduzida nos termos da negociação. Enquanto a negociação não é efetivada, o empresário deve permanecer à frente do negócio com a mesma energia e dedicação de sempre, pois os resultados e o engajamento dos funcionários contribuem para a aderência do comprador.

São muitas etapas que envolvem o processo de compra e venda de empresas, e vai desde a preparação do book de apresentação, captação de investidores (normalmente sob condições de sigilo e confidencialidade), negociação, formulação de propostas, compromisso de intenção, diligências e contratos. Todas as etapas são coordenadas e administradas pelo profissional especializado em F&A de empresas, contribuindo a construção de um modelo de negociação profícuo para os dois lados.