Se você é empresário já deve ter se deparado com operações de Fusões e Aquisições (M&A) acontecendo nos mais diversos segmentos. Aliás, ultimamente este assunto tem tomado conta dos noticiários financeiros e praticamente todos os dias é possível ver algum tipo de negócio acontecendo.

Mas e você, já pensou em entrar no mercado de M&A para capitalizar ou vender sua empresa?

Obviamente essa não é uma decisão simples, ainda assim, caso já tenha passado pela sua cabeça vender a sua empresa veja as dicas a seguir:

Para o M&A ser viável é necessário existir desconforto

Este título pode parecer estranho num primeiro momento, mas é a mais pura verdade. A conclusão de um M&A só será viável quando compradores e vendedores se sentirem desconfortáveis.

No caso do comprador, se ele estiver muito confortável com a negociação pode ser um sinal claro de que o valor proposto poderia ter sido maior.

Do outro lado, o vendedor também precisa apresentar um certo grau de desconforto. Por ele ter questões sentimentais ligadas à empresa, pode, na maioria das vezes, trazer para a mesa de negociação questões desconexas à realidade e que podem impedi-lo de tomar decisões lógicas e razoáveis, atrapalhando e até impedindo que a negociação prospere.

O vendedor precisa conhecer sua empresa melhor que o comprador

É natural que o vendedor, sendo o proprietário da empresa, julgue conhecer profundamente sua empresa, porém, nem sempre é assim, principalmente quando a negociação avança para a etapa de due diligence. É nesse momento que o comprador, juntamente com sua equipe legal e técnica, adentra à empresa para se aprofundar de todas as informações inerentes ao negócio.

Não é incomum que durante a due diligence surjam surpresas que não haviam sido mapeadas pelo vendedor, abrindo espaço para o comprador sugerir ajustes nos termos, sejam em valores, contingências ou garantias.

Para mitigar estes problemas o vendedor precisa preparar a empresa para o M&A, para isso, é necessário melhorar o nível de governança corporativa, o que nem sempre é um trabalho rápido, mas que pode começar pela elaboração de um Laudo de Avaliação da Empresa (Valuation).

A pressa é inimiga da perfeição

Para que uma negociação seja bem-feita, não tenha dúvidas de que isso tomará algum tempo de preparo, afinal, é importante saber o valor da empresa, além de organizar todas as informações para assim, ganhar velocidade na negociação quando houver aderência com os compradores.

Nesse sentido, o empresário, vendedor, precisa estar pronto para aproveitar as janelas de oportunidade que surgem, pois elas podem abrir e fechar em questão de dias. Dessa forma, é importante ter ciência que quando o comprador decide fazer uma aquisição, ele irá analisar mais de uma oferta e não vai esperar a sua caso ela ainda não esteja pronta.

Melhor vender agora ou esperar um pouco mais?

A decisão de entrar no mercado de M&A agora ou esperar um pouco mais é sempre um ponto de exclamação para o empresário, afinal, se o mercado está indo bem, talvez no futuro o valor da empresa esteja melhor. Mas isso nem sempre é uma verdade, o mercado pode inverter, o que é corriqueiro em nosso país, e consequentemente o valor da empresa deteriorar.

O mercado enxerga potencial em empresas que estão crescendo, aquelas com tendência de baixa em faturamento normalmente são, num primeiro momento, desconsideradas. Até mesmo para a estruturação do Valuation é importante que a empresa apresente expectativas positivas para seu futuro, afinal, o Valuation de uma empresa em queda raramente será melhor que o de uma empresa em pleno crescimento.