Até bem pouco tempo atrás, Fusões e Aquisições era um assunto praticamente restrito as grandes organizações, em negociações que muitas vezes se mostravam complexas e inalcançáveis para a maior parte das pequenas e médias empresas, mas isso é assunto do passado.

Graças avanços da tecnologia nas últimas décadas e a entrada de empresas especializadas em processos F&A para pequenas e médias empresas, estes empresários passaram a ter mais acesso ao mercado de compra e venda de empresa, criando oportunidades de negócios nos mais variados segmentos.

Ainda assim, muitos empresários tem dúvidas e receios na hora de ofertar sua empresa. Afinal de contas, para que as negociações evoluam é importante que a empresa esteja preparada para enfrentar um processo de fusão ou aquisição.

Por este motivo, listamos abaixo 7 perguntas que devem ser respondidas antes de comprar ou vender uma empresa, afim de auxiliar os empresários que planejam iniciar o processo de prospecção de potenciais compradores para sua empresa.

  1. Quais as razões, riscos e benefícios para se entrar num processo de F&A?
  2. Quais as principais etapas que compreendem o processo de VENDA de uma empresa?
  3. Quais as principais etapas que compreendem o processo de AQUISIÇÃO de uma empresa?
  4. Como é o processo de AVALIAÇÃO de uma empresa?
  5. Qual a DOCUMENTAÇÃO que deve ser preparada antes de entrar num processo de VENDA de uma empresa? Diferente do processo de venda de um ativo imobiliário, o processo de venda de uma empresa trata da administração de bens intangíveis… por isso deve ser realizada por profissionais especializados;
  6. Como é feito o processo de captação de investidores sem a exposição do negócio?
  7. Como expandir ou diversificar o seu negócio através de um processo planejado de aquisições?

A partir das respostas, o empresário poderá refletir se a empresa está preparada para ser ofertada no mercado.

Para o comprador de uma empresa, dispor de informações contábeis e/ou gerenciais corretas e transparentes, projeções financeiras estruturadas, detalhamento operacional, entre outras; facilitara a sua tomada de decisão. Portanto, quem estiver com a sua empresa preparada, sairá na frente e poderá se aproveitar de ótimas oportunidades.