Se você está buscando crédito para sua empresa ou para investimentos pessoais a modalidade de crédito com garantia de imóvel (home equity) pode ser uma excelente alternativa, isso porque, como existe uma garantia real o risco da operação se torna menor permitindo o alongamento do prazo, que pode chegar a 220 meses, bem como a taxa de juros também se torna mais competitiva.

Mas, se no momento de financiar surgir a dúvida sobre qual dos sistemas de amortização (SAC ou Price) é o mais vantajoso, continue a leitura porque vamos explicar tudo aqui.

Na hora de contratar um financiamento nos bancos, sejam eles tradicionais ou digitais, é importante que você saiba a diferença entre a tabela Price e SAC, afinal, além de buscar taxas atrativas, é preciso estar atento ao valor das parcelas ao longo do tempo. E é justamente a modalidade de amortização da tabela, Price e SAC, escolhida que irá definir isso.

Mas você pode estar se perguntando: qual a diferença entre financiamento Price e SAC? Como funciona cada uma delas? Quais as diferenças na prática? Qual delas combina melhor com meu perfil? Foi para sanar essas e outras dúvidas que pensamos neste conteúdo sobre o sistema Price e SAC. Vamos lá!

Como funciona o sistema de amortização SAC?

No Sistema de Amortização Constante, popularmente conhecido como SAC, como o próprio nome diz, os pagamentos do valor financiado ocorrem de forma constante, tanto do principal como os juros acordados no financiamento.

Os juros no sistema SAC são calculados sobre o saldo devedor, refletindo positivamente nas parcelas seguintes.

Portanto, o cliente que escolhe o Sistema de Amortização Constante (SAC) começa pagando uma parcela mais alta que com o passar dos meses vai sendo reduzida graças a forma como os juros são calculados.

Tabela Price como funciona?

No financiamento Price, o cálculo dos juros é feito sobre o valor total financiado, mas a composição das parcelas é feita de forma diferente: as primeiras prestações são calculadas dando prioridade ao pagamento dos juros. Já a amortização da dívida fica para as parcelas finais do financiamento.

Na tabela Price, a principal característica desse tipo de amortização é apresentar o mesmo valor de parcela durante todo o tempo de pagamento, ou seja, a primeira e a última prestação do financiamento terão o mesmo valor.

É melhor financiar pela Tabela Price ou SAC?

Ao utilizar o sistema de amortização da tabela Price, nas primeiras prestações você paga mais juros que vai caindo ao longo do tempo, porém as parcelas serão sempre iguais. Já o sistema de amortização da tabela SAC, durante o financiamento o valor da amortização não irá mudar, mas sim os juros, refletindo no o valor de cada prestação.

Os dois tipos de amortização têm vantagens, assim, o ideal é escolher a tabela de acordo com o seu perfil. Como explicado, no SAC as parcelas iniciais são maiores e reduzem ao longo do tempo, já na Price elas serão iguais durante todo o contrato.

Diferença Tabela Price e SAC?

Veja as principais diferenças entre as modalidades de amortização entre a tabela Price e SAC.

Tabela Price

  • Parcelas sempre iguais, da primeira até a última;
  • Amortização crescente, ou seja, as primeiras parcelas priorizam os juros;
  • O saldo devedor reduz lentamente;
  • Se tende a pagar mais juros em contratos mais longos.

Tabela SAC

  • Parcelas decrescentes, o valor começa maior e vai reduzindo mês a mês;
  • Amortização constante com valor fixo;
  • Se tende a pagar menos juros em contratos mais longos.

Qual o melhor sistema de amortização Price ou SAC?

Independentemente do tipo de amortização escolhida, vale destacar que os financiamentos tendem a sofrer correções monetárias sobre o saldo devedor e essas correções podem ser feitas de forma prefixada ou pós-fixada.

Na correção monetária prefixada, a instituição financeira faz uma estimativa dos montantes e embute esse percentual na taxa de juros do financiamento.

Já na pós-fixada, a correção fica atrelada a um índice de mercado (TR, IGP-M, IPCA) e é calculada mensalmente.

Sabia que além do SAC e Price existem outros sistemas de amortização, veja abaixo:

  • Sistema Francês (Price): os pagamentos não mudam durante o período.
  • Sistema de Amortização Constante (SAC): a amortização é constante e igual em cada período.
  • Sistema de Amortização Misto (SAM): os rendimentos são as médias entre os sistemas Price e SAC.
  • Sistema de Pagamento Único: o contrato é liquidado no final.
  • Sistema de Pagamentos Variáveis: variedade de pagamentos diferenciados.
  • Sistema Americano: pagamento no final com juros previstos durante cada período.
  • Sistema Alemão: as prestações não mudam e os juros são pagos previamente, com exceção do primeiro pagamento que coincide com os juros cobrados na hora da operação.