Para crescer é importante planejamento, porém muitos empresários ainda insistem em iniciar ou expandir seus negócios somente pelo feeling e sem qualquer planejamento. Estudos realizados pelo SEBRAE comprovam que a falta de planejamento está diretamente relacionada com o fechamento de empresas Brasil a fora.

Mas como reduzir as incertezas sobre meu negócio?

O plano de negócios é a ferramenta ideal para traçar os caminhos que sua empresa poderá percorrer. Por este motivo, estrutura-lo de forma ampla ajudará a entender no papel os pontos importantes, que devem ser mantidos e aqueles que devem ser descartados ou ajustados, podendo assim, oferecer um produto ou serviço ajustado com as necessidades dos clientes.

Aspectos importantes sobre o plano de negócios

Se você está pensando em abrir um novo negócio ou quer ampliar seu empreendimento o plano de negócios poderá ser um grande aliado. Vale ressaltar que esse planejamento não elimina totalmente os riscos, mas evita que eles possam ser cometidos na prática.

O plano de negócios pode ser utilizado pelo empreendedor para:

  • Captar recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias estratégicas;
  • Orientar o empreendedor na expansão de sua empresa, seja orgânica ou através de Fusões e Aquisições;
  • Apoia na administração da empresa, seja através dos números ou das estratégias adotadas, visando o crescimento da empresa;
  • Facilita a comunicação entre os sócios, gestores, administradores e funcionários, focando os esforços para o atingimento dos objetivos traçados no plano de negócios.

Além do plano de negócios outros estudos podem facilitar a tomada de decisão dos empresários, gestores e administradores, dentre eles podemos destacar o Valuation que além de apresentar o valor da empresa também é amplamente utilizado como ferramenta de gestão.