A Rumo Negócios conta com profissionais altamente qualificados para a estruturação do estudo de franqueabilidade de sua empresa. Nossa metodologia de trabalho consiste em realizar um levantamento completo de cada operação e seu potencial para tornar-se uma franquia de sucesso.

A partir de estudos consistentes e projeções econômicas e mercadológicas o empresário terá em mãos ferramentas que possibilitem transformar a sua empresa em uma rede de franquias nacional ou até mesmo internacional.

Se você entende que sua empresa tem potencial para se tornar uma rede de franquia de sucesso o primeiro passo é fazer parte da ABF – Associação Brasileira de Franchising. Para é necessário estruturar um estudo de franqueabilidade afim de analisar todos os aspectos relacionados a sua operação, como por exemplo: o público alvo, as possibilidades de crescimento nas regiões de interesse, estimativas de receita, despesas e lucro e outros aspectos que sejam relevantes para o bom funcionamento e viabilidade da operação.

O estudo de franqueabilidade pode ser potencializado com o mapeamento e pesquisas de mercado, levando em conta o público alvo em cada região de interesse. Além disso, um plano de negócios bem estruturado poderá possibilitar ao empresário buscar linhas de financiamento (funding) junto a investidores ou instituições financeiras que ofereçam taxas atrativas e que possibilitem uma expansão rápida e consistente.

Aspectos analisados no estudo de franqueabilidade

Tem o objetivo de entender o cenário econômico em que a empresa está inserida, bem como as perspectivas de crescimento do setor e o mercado, considerando a rede de fornecedores, concorrentes e público alvo.

Além disso, é importante entender se o produto ou serviço apresenta sazonalidades durante o ano, já que estas informações darão base ao franqueado para entender qual a necessidade de capital de giro necessário nos períodos em que as vendas são menores.

A clareza dos dados do mercado em que a unidade franqueada estará inseria é fundamental, pois estes dados darão base ao futuro franqueado tomar a decisão de investir na marca, aumentando

A marca é um fator fundamental para a estruturação de uma rede de franquias. O primeiro aspecto a se considerar é se a marca está registrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Além de ser um requisito básico, o registro garante que outras empresas ou empresários não irão copiar o nome e oferecer serviços correlatos, que possam impactar nas operações do dia-dia.

Além do registro, possuir uma marca forte e conhecida pelo público-alvo, que reflita a imagem do negócio trará a confiança por parte dos novos franqueados em investir na rede.

Contar com uma franqueadora saudável, estruturada física e financeiramente é a chave para a consolidação da marca no mercado.

Qual o valor da rede de relacionamentos, carteira de fornecedores, parceiros estratégicos e equipe profissional?

Essas questões são importantes para os futuros franqueados, que visam contar com o auxilio da franqueadora para que sua unidade cresça, principalmente nos primeiros anos.

O entendimento dos produtos e serviços ofertados pela marca precisa considerar se a qualidade é satisfatória, se os processos para sua produção ou implementação estão bem detalhados, se o modelo é replicável e se os produtos ou serviços atendem as demandas do público-alvo.

Seu negócio possui características próprias, que o definem e que agregam valor aos seus clientes. Dessa forma, o estudo de franqueabilidade tem como objetivo entender os pré-requisitos para a estruturação da franquia.

Existem operações que dependem localização específica, de estrutura para produção, pessoas chave entre outros aspectos. Além disso, o modelo de operação e de logística precisa estar bem definido, de forma que seja possível estimar os custos por unidade, de acordo com a demanda.

Os valores para a implementação da unidade, taxa de franquia, valores cobrados pelos produtos e serviços oferecidos pela unidade e o capital de giro necessário até que a operação atinja seu ponto de equilíbrio, bem como o prazo médio em que o investimento será recuperado, devem ser detalhadas aos novos franqueados, afim de demonstrar que a operação pode ser vantajosa para ambos.

Quais são os objetivos e anseios do potencial franqueador? Compreender seu momento de vida, bem como suas expectativas com o negócio é fundamental para traçar o melhor caminho para o crescimento da operação.

Qual o melhor franqueado para minha marca?

Essa questão é amplamente debatida entre os franqueadores, por este motivo, ter clareza no perfil ideal dos novos franqueados é peça fundamental para o sucesso das novas unidades.

Portanto definir as competências necessárias, bem como o capital mínimo para iniciar uma nova unidade devem ser considerados no estudo de franqueabilidade.

O grande diferencial de uma rede de franquias é além de aproveitar uma marca forte e presente na mente dos clientes, aproveitar também todo o know-how do franqueador. Para isso, possuir manuais estruturados, treinamentos recorrentes para os franqueados são diferenciais que destacam a marca, os produtos e serviços, além de estabelecer padrões mínimos para o funcionamento das unidades.

Saiba como transformar sua empresa em uma rede de franquias de sucesso!

Entre em contato conosco.

    Contato






    Tem alguma dúvida?

    Ao lado temos algumas respostas para perguntas frequentes. Se ainda estiver com alguma dúvida entre contato conosco.