As operações de LBO – Leveraged Buyout são aquisições realizadas de maneira alavancada, em outras palavras, utiliza-se de recursos de terceiros para financiar a aquisição de uma parte ou totalidade de um ativo. Em outras palavras, grande parte do preço de compra é financiado usando dívida, enquanto o restante do valor é financiado através do uso do capital próprio de um “patrocinador financeiro”. Usualmente, esses “patrocinadores” são os fundos de private equity, que utilizam uma pequena quantia de seu próprio capital quando comparado com o valor total da aquisição, e utilizam da dívida para financiar o restante do valor pago ao vendedor.
A vantagem desse tipo de operação está na possibilidade do investidor adquirir o ativo sem precisar dispor de todo montante financeiro, ou seja, ele precisa desprender somente uma parte do capital total necessário para fazer a aquisição, sendo que esse valor gira em média de 30%. Uma das características do LBO está no fato de que o tomador da dívida é a própria empresa que está sendo comprada, sendo que seus ativos podem compor parte das garantias dos empréstimos.
Como funciona um Leveraged Buyout?
As transações Leveraged Buyout acontecem no momento da aquisição da empresa, considerando que os compradores, ao tomarem posse do controle acionário, assumem o pagamento dos parcelamentos. Tal estratégia é considerada durante as tratativas negociais e para funcionar é imprescindível contar com a participação e apoio de alguns stakeholders, como parceiros e patrocinadores.
Operacionalmente a estrutura do LBO funciona da seguinte forma: contrai-se um financiamento alavancado em nome da empresa objeto da aquisição e após a aquisição utilizando um “patrocinador”, que nesse caso pode ser um FIP que utilizando seu PL reserva o empréstimo e após a aquisição o empréstimo é liberado diretamente em nome da empresa a partir de seus ativos.
Os formatos mais utilizados pelo montante/preço da empresa são de 30% equity e 70% dívida.
Cabe destacar que para essa operação acontecer, os compradores precisam comprovar a capacidade de suportar o financiamento e fomentar o crescimento da empresa adquirida, o objetivo das aquisições alavancadas é maximizar o valor da empresa, tentando criar uma nova entidade mais forte e mais rentável através das sinergias financeiras e operacionais previstas com a união do comprador, seja ele um fundo de investimentos, um investidor ou uma outra empresa.
A expectativa com a realização das aquisições alavancadas é que o retorno gerado a partir da aquisição, seja maior do que os juros pagos sobre a dívida realizada para a compra, gerando retornos satisfatórios, enquanto o risco do comprador é minimizado devido ao uso de uma pequena parcela de seu capital próprio.
Pontos importantes numa operação de LBO
As transações de LBO, fazem sentido em muitas empresas que visam ampliar seu capital e eficiência no longo prazo e que tenham capacidade de honrar com a dívida contraída. Ademais, as operações de LBO exigem algumas qualificações dos compradores, são elas:
- Capacidade de geração de caixa constante, possuir um fluxo de caixa estável;
- Não possuir débitos altos;
- Ativos líquidos e tangíveis que poderão ser usados como garantias;
- Os investidores da empresa adquirida também precisam de um potencial substancial para estabelecer uma gestão operacional eficiente;
- Operação ou time de gestão em que há espaço para melhora;
Caso possua alguma dúvida ou esclarecimento, estamos sempre á disposição!