De acordo com estudo divulgado pela PwC, os processos de M&A no setor de consumo irão avançar em 2022, a compra e venda de empresas saltou 20,7% no primeiro trimestre deste ano. A escolha dos consumidores sobre onde gastar seu dinheiro está sendo influenciada por mudanças no estilo de vida, baseadas em novas formas de viver e trabalhar. Essas mudanças nas preferências dos consumidores serão o catalisador mais importante da atividade de fusões e aquisições em 2022, tanto em termos de revisões de portfólio corporativo como no forte interesse de empresas de private equity (PE).Fonte: PwC
No mesmo estudo é previsto que as atividades de M&A no setor de consumo, deverão se concentrar nas seguintes áreas:
- Produtos para casa e jardim;
- Animais de estimação e produtos e serviços veterinários;
- Roupa casual e esportiva;
- Saúde e beleza;
- Metaverso;
- Supermercados;
- Hotéis e Companhias aéreas e viagens.
Destaque na cadeia de suprimentos e logística
As empresas dos setores de consumo, varejo e logística usarão cada vez mais fusões e aquisições para encontrar maneiras criativas de remover barreiras, construir resiliência e criar valor em toda a cadeia de suprimentos. Espera-se que o foco se concentre nas seguintes áreas:
- Integração vertical, tanto para cima (para garantir insumos-chave para a produção ou fonte mais sustentável, devido às crescentes pressões ambientais, sociais e de governança – ESG) como para baixo (para controlar como os produtos são distribuídos);
- Empresas de tecnologia especializadas em processos de cadeia de suprimentos por meio do uso de dados e análises;
- Empresas de logística, para aprimorar as opções de entrega oferecidas aos clientes, incluindo recursos de atendimento super-rápidos.
Plataformas on-line e e-commerce
As plataformas on-line e as empresas de comércio eletrônico também estão indo às compras, usando fusões e aquisições para adquirir capacidades, expandir suas atividades para categorias adjacentes e ganhar participação de mercado.
Espera-se que o subsetor de aluguel e revenda de moda ganhe força em 2022, já que muitas marcas de moda conhecidas estão de olho no potencial dessa área. O subsetor está amadurecendo, deixando de ser dominado, principalmente por startups, para se tornar um setor onde marcas e varejistas oferecem o serviço diretamente aos clientes para complementar suas vendas regulares, muitas vezes em parceria com uma empresa especializada.
As perspectivas das atividades de fusões e aquisições para os mercados de consumo em 2022 permanecem animadoras à medida que as empresas continuam inovando e digitalizando seus negócios em resposta às mudanças nas preferências dos consumidores e a novos modelos de negócios emergentes. O aumento esperado de vendas de ativos problemáticos e a reestruturação em certos subsetores expandirá ainda mais o ambiente de negócios já robusto.
Fonte: PWC