Quando iniciamos nossa trajetória no mercado de trabalho temos como objetivo ganhar dinheiro para ter uma vida mais confortável.

Com o passar do tempo temos a oportunidade de conhecer mais profundamente a empresa, os colegas de trabalho, o mercado, os produtos e serviços e a partir daí começamos a traçar novos objetivos e estes podem estar ligados a ganhar ainda mais dinheiro, afinal de contas, quanto mais capital maiores serão as oportunidades; é como dizem, “podemos ser ainda mais felizes!”.

Contudo, para alcançar nossos objetivos uma coisa é certa, será necessário subir na esfera hierárquica e chegar no topo da “cadeia corporativa”, isso porque, é lá onde os grandes e os fortes estão e com eles os altos salários.

Alcançando o Sucesso

Para alcançar a este sucesso é necessário ter um plano estratégico de vida muito bem traçado, até porque, é imprescindível experiência, qualificação, conhecimento técnico e teórico e o principal, saber liderar pessoas.

Mas liderar pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, haja vista quando olhamos para o mercado, podemos resumir isso em uma unica frase do livro O Monge e o Executivo: “Você pode até gerir a si mesmo. Mas você não pode gerir seres humanos. Você gere coisas e lidera pessoas”.

Partindo deste pressuposto, é preciso muito mais do que conhecimento técnico, do mercado e do negócio, é preciso conhecer as pessoas, o que necessitam quais seus objetivos e o que as motivam. Até porque, empresas são formadas por pessoas e as pessoas precisam ser lideradas. No entanto, antes de ser líder de pessoas precisamos ser líderes de nós mesmos e para isso é importante nos conhecermos.

Um líder de Sucesso

Um bom líder é aquele que primeiro sabe gerenciar a si mesmo, que tem habilidade de focar e auto motivar-se de forma a contagiar as pessoas próximas a ele, que sabe ouvir, que lidera pelo exemplo, compartilha ideias e principalmente, estabelece um senso verdadeiro de compromisso.

Portanto liderar é compromisso, é saber o que motiva seu liderado e a partir desta motivação traçar um caminho para que este atinja seus objetivos e alcance seus sonhos, utilizando para isso, toda sua bagagem e experiência adquirida ao longo do tempo, de forma a influenciar o comportamento de seus liderados, seja incentivando-os, quando estão em linha com seus objetivos ou repreendendo-os quando necessário.

Liderar é ter a capacidade de transformar vidas e ao final saber que você foi o responsável pelos sucessos das pessoas que o cercam e que não mudou somente uma vida, mas de toda uma família.

Ao final deste processo o dinheiro será a consequência de seu sucesso como líder de pessoas, de equipes. Isso é deixar um legado para as pessoas, para o mundo.