“Due Diligence é o processo de investigação de uma oportunidade de negócio que o investidor deverá realizar para poder avaliar os riscos de uma transação”.

Diligências tem sido usada desde meados do século XV quando na época tinha o sentido de “esforço necessário”. Séculos depois, a frase desenvolveu um significado legal de “o cuidado que uma pessoa razoável toma para evitar danos à outras pessoas ou à sua propriedade”. Nesse sentido, é sinônimo de outro termo legal, cuidado comum. Mais recentemente, a Due Diligence ampliou seu alcance nos contextos comerciais, significando “a pesquisa que uma empresa realiza antes de se envolver em uma transação financeira”. Esse significado também pode se aplicar aos indivíduos: as pessoas geralmente são aconselhadas a realizar sua diligência antes de comprar uma casa, de assinar um empréstimo ou fazer qualquer aquisição importante.

Aplicação

Vamos supor que você esteja planejando comprar um de seus concorrentes. A empresa é atraente para você, porque está perfeitamente posicionada em uma região onde sua empresa não consegue entrar com seus produtos.

Antes de adquirir o negócio, você negocia com o vendedor que será feita uma Due Diligence através de uma empresa especializada, contratada por você.

O processo de Due Diligence consiste em obter respostas para as seguintes perguntas: (clique aqui e saiba mais)
    1. A empresa possui um fluxo de caixa saudável?
    2. As receitas são 100% declaradas?
    3. Observando os relatórios gerenciais e contábeis, o vendedor consegue explicar de onde vem o fluxo das receitas?
    4. Qual a confiabilidade das projeções financeiras e qual é a multiplicidade desses ganhos?
    5. Os lucros estão aumentando ou diminuindo?
    6. Qual o tamanho do mercado dos produtos ou serviços da empresa?
    7. Qual a tendência do mercado, crescimento, encolhimento ou estagnação?
    8. Que tipo de presença on-line a empresa possui e como ela se apresenta perante os concorrentes?
    9. Os ativos físicos da empresa estão avaliados corretamente no balanço patrimonial?
    10. Quais os passivos da empresa?
    11. Existe algum passivo oculto?
    12. A documentação operacional (contrato social, ata da reunião do conselho, registro fiscal, etc.) está devidamente em dia?
    13. A empresa está atualizada com seus impostos?
    14. Possui algum contrato de locação de imóvel, equipamento?
    15. Em caso afirmativo, quais a condições e quando termina o contrato?
    16. Quais informações de seguro são fornecidas e qual a cobertura?
    17. E quanto aos contratos de trabalho e prestação de serviços dos funcionários, tudo devidamente em dia?
    18. Entre outras

Essas são apenas algumas questões que deverão ser respondidas pelo vendedor durante um processo de Due Diligence. Portanto, se você está pensando em vender a sua empresa, antes iniciar o processo de venda, esteja preparado para responder estas e muitos outros questionamentos que fazem parte do processo.

Se não estiver 100% seguro, recomendamos contratar os nossos serviços de Diagnóstico Empresarial, com ele será possível identificar possíveis pontos de melhorias e deixar a empresa preparada para enfrentar o processo de venda.

Principais etapas do processo de Due Diligence

Cobertura

Due Diligence Contábil e Financeira

Em linhas gerais, o trabalho de Due Diligence envolvendo as áreas contábil e financeira tem como objetivo apurar o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), realizar análises da qualidade dos resultados e dos ativos, além de apresentar um entendimento do capital de giro e do endividamento da empresa

Due Diligence Contábil, Trabalhista e Previdenciária

Em linhas gerais, o trabalho de Due Diligence envolvendo as áreas tributária, trabalhista e previdenciária tem como objetivo apresentar o entendimento de potenciais passivos decorrentes de interpretações equivocadas da legislação tributária, trabalhista e previdenciária e que possam gerar ônus após o processo de compra da empresa.

Due Diligence Comercial

Em linhas gerais, o trabalho de Due Diligence comercial aborda as análises de investimento sob o ponto de vista comercial, do mercado em que a empresa atua e das premissas adotadas para projeções de receita, bem como dos principais itens geradores de valor e a identificação das barreiras ao crescimento.

Due Diligence Operacional

Em linhas gerais, o trabalho de Due Diligence operacional irá apresentar o entendimento sobre a capacidade operacional atual da empresa, os gargalos operacionais e os riscos ligados as barreiras operacionais e/ou a necessidade de investimentos necessários para sustentar as projeções de crescimento da empresa.

Due Diligence Ambiental

Em linhas gerais, o trabalho de Due Diligence ambiental tem o objetivo de analisar os riscos ambientais ligados ao negócio, apresentando uma estimativa de custos e avaliar o cumprimento das normas ambientais, entre outros aspectos importantes.

Due Diligence Legal

Em linhas gerais, trabalho de Due Diligence legal envolve o levantamento de dados ligados a processos judiciais e administrativos, situação societária, certidões de diversas áreas e repartições, contratos vigentes que contemplem obrigações futuras, entre outros itens.

Due Diligence de Recursos Humanos

Em linhas gerais, o trabalho de Due Diligence de RH tem o objetivo de analisar os cenários ligados aos planos de cargos e salários e o ambiente de recursos humanos da empresa, bem como o entendimento de como os custos de folha irão se comportar após o processo de aquisição.

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    Tem alguma dúvida?

    Ao lado temos algumas respostas para perguntas frequentes. Se ainda estiver com alguma dúvida entre contato conosco.

    Quais os tipos mais comuns de Due Diligence?

    Os tipos mais comuns de Due Diligence em pequenas e médias empresas (PMEs) são contábil e financeira, trabalhista, operacional, comercial e legal. Contudo, dependendo do tamanho, mercado e segmento outras análises podem ser necessárias. Por esse motivo, contar com assessoria especializada neste momento é muito importante e ajudará o comprador ou investidor a tomar uma decisão baseada em análises mais profundas da empresa.

    Quais os benefícios em contratar um serviço de Due Diligence?

    Contar com o auxilio de assessores especializados dará ao comprador ou investidor bases sólidas para uma tomada de decisão consciente, mitigando potenciais riscos.

    O que fazer quando a empresa não possui as informações básicas para a realização da Due Diligence?

    Geralmente, quando uma empresa não possui as informações básicas para a execução de uma Due Diligence não é um bom sinal. A ausência de informações básicas requer muita atenção por parte do comprador, que deve avaliar nesse caso, se os benefícios compensam os riscos.

    Para evitar descontinuidade na negociação por falta de informações básicas, é recomendável que os empresários (vendedores) preparem sua empresa para a venda, organizando as informações e estruturando o valuation.

    Posso executar a Due Diligence por conta própria?

    Isso depende! Considerando que a Due Diligence é um trabalho amplo de investigação, que abrange diversas áreas de uma organização, é evidente que o responsável por executar a Due Diligence precisa ter conhecimento amplo sobre todas as áreas investigadas. 

    Agora, se o trabalho de Due Diligence for feito sobre uma área específica da empresa, onde o você tem domínio e conhecimento sobre a matéria, é natural que pode ser realizado por conta própria.